Primeiro teste sorológico para fasciolose bovina disponível no Brasil. Diagnóstico específico com produção facilitada de antígenos recombinantes e de menor custo.

Problema

A fasciolose é considerada uma zoonose com ampla distribuição geográfica, capaz de limitar a criação de diversas espécies de animais domésticos de interesse zootécnico, além de acometer o homem como hospedeiro ocasional. Existem aproximadamente 180 milhões de pessoas com risco dessa infecção. Assim, o diagnóstico é importante para controle da doença em rebanhos bovinos e transmissão em humanos. Contudo, o diagnóstico sorológico atual é de alto custo, e tecnologias de expressão de antígenos recombinantes para produção de testes sorológicos específicos ainda não estão disponíveis no Brasil.

Solução

Desenvolvimento de métodos de expressão de proteínas recombinantes para aperfeiçoar o diagnóstico, com alvos específicos validados com painel nacional, facilidade e baixo custo de produção. Poderá ser utilizado tanto para área veterinária, como para a doença em humanos.

Diferencial

1. Primeira tecnologia comercialmente disponível no Brasil (embora a tecnologia seja conhecida)
2. Diagnóstico específico
3. Produção mais fácil e com menor custo

Inventores:

Fabiano Borges Figueiredo: Lattes 

Áreas de atuação:

Estágio de Desenvolvimento - TRL

O que buscamos

Codesenvolvimento e parcerias com instituições públicas e privadas para produção de proteínas úteis para testes sorológicos.

Quer saber mais?

Tel. +55 41 2104-3321

+55  41 99251-2206
nit.icc@fiocruz.br

Tecnologias em Destaque