Problema

O controle gerencial de biotérios em instituições que criam ou utilizam animais com finalidade de ensino e pesquisa científica precisa ser eficaz para o uso racional de animais, uma tendência e preocupações mundiais. A otimização de custos nesses espaços também é fundamental, já que a maioria deles são públicos.
Atualmente, na maioria dos biotérios o controle de colônias ainda é feito com planilhas de excel, de forma amadora e com baixa adesão da equipe técnica. O resultado é a defasagem rápida dos dados, que induz apenas à aproximações vagas e irreais da realidade diária da colônia. Também, a maioria dos softwares comerciais para biotérios são estrangeiros, não permitem customização e suporte para as equipes de bioteristas, ou ainda mantém preços impraticáveis para a realidade financeira dos biotérios nacionais.

Solução

Software para gerenciar todas as informações de um biotério de forma organizada e sistêmica, e, em conformidade com as melhores práticas acadêmicas.

A partir da configuração e registro de dados (laboratórios e linhagens, estantes, mapas de acasalamento e códigos CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais), o bioterista pode realizar o controle e monitoramento de animais de seu biotério pelo BioterC.
Além disso, o sistema permite aos usuários – responsáveis por experimentos – solicitar animais indicando o código CEUA, possibilitando aos bioteristas a gestão de pedidos de forma integrada e organizada, considerando: o estoque de animais, fluxo de movimentações, manejo e acasalamento.

Inventores:

Giovanny Mazzarotto: Lattes
Guilherme Ferreira Silveira: Lattes


Estágio de Desenvolvimento

O que buscamos

Comercialização via Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS/ Curitiba) – empresa licenciada para explorar comercialmente o software.

Contato

Se está interessado em adquirir o software, entre em contato com o CITS pelo telefone (41) 3015 2000 ou pelo e-mail bioterc@cits.br.

Tecnologias em Destaque