Atuamos no estímulo à inovação da instituição, nos assuntos relacionados à proteção das criações e na negociação de resultados obtidos, buscando transformar o conhecimento gerado nos laboratórios em produtos para a sociedade.

Participamos do processo de desenvolvimento tecnológico e científico orientando sobre patentes e busca de potenciais parceiros, empreendedorismo, acesso a patrimônio genético, compartilhamento de dados, análise da legislação de inovação, entre outros.

Negociamos com parceiros públicos e privados acordos ou contratos de licenciamento, desenvolvimento, cotitularidade, confidencialidade, transferência de material, prestação de serviços, entre outros.

Atuamos em todas as etapas da proteção do conhecimento produzido no ICC desde evitar a divulgação inapropriada de resultados passíveis de apropriação por patentes ou direitos correlatos até a proteção da criação, considerando os interesses dos parceiros e as variadas estratégias de proteção.

Um dos focos principais do trabalho desenvolvido é a promoção da cultura da inovação na Fiocruz Paraná, organizando e oferecendo à comunidade científica cursos, oficinas e palestras que abordem aspectos relacionados ao tema.

Equipe

Fabricia Pimenta

Microbiologista, advogada, especialista em propriedade intelectual e doutora em ciências médicas.

Karin Goebel

Farmacêutica industrial, especialista em gestão estratégica da tecnologia e inovação, mestre em ciências farmacêuticas e doutoranda em biociências e biotecnologia.

Sabrine Losekann

Psicóloga, mestre em saúde pública e doutoranda em tecnologia e sociedade.

Barbara Trigueiros

 

Microbiologista, especialista em análises clínicas, mestre em fisiopatologia clínica e experimental e doutoranda em biociências e Biotecnologia.