O PatternLab viabiliza a análise dos espectros para experimentos proteômicos, oferecendo módulos inéditos que possibilitam análise estatística e interpretação biológica precisa. É robusto, sobressaindo-se na comparação com outras tecnologias, quando avaliado em dados de experimentos de prova de conceito;

Problema

Um dos objetivos da proteômica é identificar e quantificar as proteínas de um sistema biológico na busca de maior entendimento a nível molecular. O conhecimento gerado auxilia na descoberta de novos biomarcadores e no desenvolvimento de fármacos. Contudo, amostras complexas como fluidos biológicos, tecidos, biópsias ou cultura de células são analisadas por espectrometria de massas, gerando uma coleção com milhares de espectros que não podem ser interpretados manualmente, limitando assim a precisão e confiança dos dados gerados.

Solução

Desenvolvemos o ambiente computacional, chamado PatternLab for Proteomics, que viabiliza a análise dos espectros para experimentos proteômicos, de modo a permitir uma análise estatística e interpretação biológica precisa, por meio de um ambiente computacional com uma série de módulos inéditos.

Diferencial

1 – Ambiente computacional inédito para análise de dados proteômicos;
2 – Grande robustez, sobressaindo-se na comparação com outras tecnologias, quando avaliado em dados de experimentos de prova de conceito;
3 – Análise estatística e interpretação biológica precisa.

Inventores:

Paulo Costa Carvalho: Lattes Linkedin
Marlon Dias Mariano dos Santos: Lattes  – Linkedin
Diogo Borges Lima: Lattes – Linkedin
Valmir C Barbosa:  Lattes

Áreas de Aplicação

Estágio de Desenvolvimento - TRL

O que buscamos

Licenciamento para empresas,plataformas ou grupos de pesquisa que fazem uso de espectrometria de massas objetivando análises proteômicas. Oferecemos também treinamento in loco, analisando dados do cliente.

Quer saber mais?

Tel. +55 41 2104-3321

+55 41 9287-6022
nit.icc@fiocruz.br

Tecnologias em Destaque