Dispositivos portáteis para o diagnóstico rápido, preciso e específico de doenças transmissíveis negligenciadas (Malária, Hanseníase e Tuberculose) especialmente em áreas remotas ou com pouca infraestrutura.

Problema

Hanseníase, tuberculose e malária são doenças transmissíveis que possuem tratamento mas são consideradas problemas de saúde pública. São doenças negligenciadas pois aparecem em condições de pobreza e contribuem para a manutenção das desigualdades. Segundo a OMS, mais de um bilhão de pessoas são acometidas por doenças negligenciadas, o que representa um sexto da população mundial. São preveníveis, mas, se não tratadas − quando se consegue obter diagnóstico, muitas vezes é tardio − podem afetar a qualidade de vida das pessoas. Assim, seu diagnóstico precoce e a vigilância dos contatos dos pacientes são fundamentais para o seu controle e melhora da qualidade de vida da população.

Solução

Trata-se de um kit portátil e completo com todos os reagentes e equipamentos necessários para realização de testes moleculares para auxílio no diagnóstico de doenças transmissíveis negligenciadas (Malária, Hanseníase ou Tuberculose) diretamente no ponto de atendimento. Testes moleculares são reconhecidamente mais sensíveis e específicos que testes sorológicos ou aqueles baseados em cultura ou microscopia ótica.
Pode ser realizado por pessoal técnico minimamente treinado, em qualquer local com apenas de energia elétrica. Toda a informação fica registrada no computador em software com diferentes níveis de acessibilidade, garantindo a confidencialidade dos resultados.

 

Diferencial

1. Portátil
2.Específico
3. Rápido

Inventores:

Alexandre Dias Tavares Costa  – Lattes:  – Linkedin

Áreas de Aplicação:

Estágio de Desenvolvimento - TRL

O que buscamos

Licenciamento; parceria para validação, prestação de serviços especializados.

Quer saber mais?

Tel. +55 41 2104-3321

+55  41 99251-2206
nit.icc@fiocruz.br

Tecnologias em Destaque